Clique sobre o Título para ler o texto completo

Acéssorios do super Nintendo

quarta-feira, 17 de junho de 2009 , Posted by Deivysson at 00:01

Satellaview


A Nintendo projetou o Super Nintendo para que recebesse uma possível expansão no futuro. Como o contrato com a Sony não deu certo (que originou o PlayStation), a Nintendo pensou em um periférico novo para aumentar o ciclo de vida do console. Então, em 23 de abril de 1995, o Satellaview, também chamado de BS-X, foi lançado para o Super Nintendo custando 14,000 yen ($150). Ele permitia que jogadores baixassem demos de jogos, novos mapa, jogos totalmente novos, notícias e etc…

O Satellaview se conectava a um satélite digital chamado St GIGA, Bs-5 (BS também é o nome do satélite). O serviço funcionava entre as 16:00 e 19:00 horas, permitindo downloads a escolha do usuário e que eram armezenados em um cartucho de 1MB, além de participar de quizzes, enviar placar de jogos, etc. Esse tempo limitado era causado ao fato de o St GIGA também funcionar como TV e um canal de aúdio. Então, após as 19:00h, voltava-se a programação normal na TV. O sistema funcionou por 5 anos, tendo sido terminado em 30 de junho de 2000.

O cartucho tinha 1 megabit de RAM flash (1 megabit é 1/8 de megabyte). O hardware do Satellaview tinha 512K de memória (que permitia que os jogos do SNES funcionasse melhor), mais 256 Kbit de memória flash e uma ROM de 1-megabit para o sistema operacional. O adaptador mais o cartão era vendido a 4660 yen, ou $50. O Satellaview era vendido a 14.000 yen ($150), como já dito. Havia também uma taxa de inscrição para se conectar ao St GIGA, mas os downloads eram de graça.

Caixa do Satellaview

O aparelho foi muito bem recebido pela indústria e várias empresas prometeram dar suporte ao sistema, mas quem forneceu a maioria dos jogos foram a Nintendo e a Square. Alguns jogos lançandos foram F-Zero 2, Zelda, Excite Bike, Chrono Trigger, Super Mario Bros. 2 (BS Super Mario, que depois foi lançado como Super Mario Advance para Game Boy Advance) entre outros. Na maioria, eram jogos “remixes” que ficavam no ar por um tempo limitado. Quando o serviço foi cancelado, os jogos quase desaparecerem mas, graças a emulação, muitos ainda persistem, podendo serem jogados em emuladores.
Dentre os jogos lançados para o Satellaview, tivemos 3 Zeldas. O primeiro deles era um “remake” do Zelda 1 de NES (parece que há uma quest 2 desse remake, o que tornariam 4 Zeldas ao invés 3, mas não temos confirmação). Outro foi o relançamento do A Link To The Past de graça e inalterado. Por último, mas não menos importante, um Zelda feito usando a mesma engine do A Link To The Past, mas com modificações e história diferente. Esse último é exclusivo desse sistema e, pelo que sabemos, não há planos de relançá-lo (o que é uma pena!).
Hoje em dia, o sistema está inativo, tendo a sua maioria dos jogos encontrados na internet e rodados em emulador.



Cartuchos de trapaças

Esses tipos de acessórios nunca foi novidade pra ninguém, qualquer pessoa já teve curiosidade de saber como é jogar com vida infinita, ou apenas não têm paciência pra zerar 100% de um jogo, entã apela pra Cheats. Era pra isso que existia os Cheat Carts pra SNES, sendo os mais notáveis o Game Genie e o Action Replay(imagem acima). Funciona quase do mesmo modo que os adaptadores de NTSC – PAL, você coloca o cartucho no acessório, e depois coloca ele na entrada do aparelho. Apesar de ser lançado para Snes, a Nintendo não aprovou, o que explica a falta do famoso “Seal of Quality” na caixa do aparelho.

As diferenças entre os inúmeros Cheat Carts são poucas, mas existem. Por exemplo, com o Pro Action Replay acha os códigos para você automaticamente, enquanto que no Game Genie eles precisam ser colocados manualmente.



Snes MultiTap

O Super MultiTap é um aparelho que ligado a entrada de um dos controles possibilita que até 4 pessoas possam jogar simultâneamente, tirando é claro o espaço para o segundo player, o que contabiliza até 5 pessoas se matando em tempo real. O Nintendinho já tinha se beneficiado do acessório, então nada mais lógico que o Super Nintendo também poder aproveitar. Mas não foi a Nintendo que desenvolveu o MultiTap para o Snes, e sim a Hudson Soft, empresa desenvolvedora de Bomberman, que, com todas as suas 5 versões, se tornou o principal jogo compatível com o aparelho. Por isso, não é estranho o fato de terem feito um Super MultiTap 2:

Concerteza isso deve ter vendido horrores no Japão.

O combo MultiTap + jogo Super Bomberman saia na casa dos 60 doláres, separado o preço caia pra uns 30 doláres.

Mas não foi só de Bomberman que o MultiTap sobreviveu, 54 jogos foram lançados com suporte ao aparelho, confira abaixo a lista:

* Barkley: Shut Up and Jam! (4 players)
* Bill Walsh College Football (4 players)
* College Slam (4 players)
* Elite Soccer (4 players)
* ESPN National Hockey Night (? players)
* FIFA International Soccer (4 players)
* FIFA ‘96 (4 players)
* Firestriker (4 players)
* Hammerlock Wrestling (4 players)
* Head On Soccer (4 players)
* J-League Soccer (? players)
* Looney Toons B-Ball (4 players)
* Lord of the Rings (4 players)
* Madden ‘94 (4 players)
* Madden ‘95 (4 players)
* Madden ‘96 (4 players)
* Madden ‘97 (4 players)
* Micro Machines (4 players)
* Natsume Championship Wrestling (4 players)
* NBA Give ‘n Go (4 players)
* NBA Jam (4 players)
* NBA Jam TE (4 players)
* NBA Live 95 (5 players)
* NBA Live 96 (5 players)
* NBA Live 97 (5 players)
* NCAA Final Four (4 players)
* NCAA Football (4? players)
* NHL ‘94 (4 players)
* NHL ‘95 (4 players)
* NHL ‘96 (4 players)
* NHL ‘97 (4 players)
* Olympic Summer Games (5 players)
* Peace Keepers (4 players)
* Pieces (5 players)
* Rap Jam Vol. 1 (4 players)
* Saturday Night Slam Masters (4 players)
* Secret of Mana (3 players)
* Slam Dunk TV Animation (Japanese) (5 players)
* Soccer Shootout (4 players)
* Sporting News: Power Baseball (4 players)
* Sterling Silver: End 2 End (4 players)
* Street Hockey ‘95 (4 players)
* Street Racer (4 players)
* Super Bomberman 1 (4 players)
* Super Bomberman 2 (4 players)
* Super Bomberman 3 (5 players)
* Super Bomberman 4 (Japanese) (5 players)
* Super Bomberman 5 (Japanese) (5 players)
* Super Tetris 3 (Japanese) (4 players)
* Tiny Toons Wacky Sports (4 players)
* Virtual Soccer (Japanese) (5 players)
* Top Gear 3000 (4 players)
* WWF Raw (4 players)

Currently have 1 comentários:

  1. O link ja foi corrigido, obrigado por informar.

    Favor colocar meu banner, novamente

    João Pedro/ Eskina do Download

Leave a Reply

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br